Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Alertas/trânsito
  
Links rápidos

Requalificação do Conjunto Urbano das Av. Nossa Sra. de Fátima e Gen. Humberto Delgado

Intervenção obriga a corte de acesso a garagens do Edifício S. Paulo

A empresa responsável pela empreitada pública de execução de infraestruturas do “Sistema Viário da Avenida Nossa Senhora de Fátima e Avenida General Humberto Delgado – PEDU” informou esta sexta-feira que para a realização de trabalhos será necessário proceder ao corte do acesso às garagens do edifício S. Paulo, na Avenida Marquês de Pombal, entre os dias 27 de fevereiro e 07 de março.
Apelamos à compreensão dos visados e apresentamos desde já o nosso pedido de desculpa pelo incómodo causado.

Parque de Estacionamento de Santo Agostinho com primeiros 30 minutos gratuitos

 

Os primeiros 30 minutos de utilização do Parque de Estacionamento de Santo Agostinho, em Leiria, são desde esta segunda-feira gratuitos, uma medida enquadrada com a empreitada pública de execução de infraestruturas do “Sistema Viário da Avenida Nossa Senhora de Fátima e Avenida General Humberto Delgado – PEDU”.

O principal objetivo desta isenção de pagamento é apoiar os pais e encarregados de educação que habitualmente transportam os seus filhos para a Escola João de Deus,e que ficam condicionados em aceder a este estabelecimento devido aos cortes de trânsito necessários para a intervenção na obra e também facilitar o acesso ao comércio local.

Recorde-se que a Requalificação do Conjunto Urbano das Avenidas Nossa Sra. de Fátima e General Humberto Delgado representa um investimento de €2.479.002,16, garantindo uma melhoria significativa da qualidade de vida para residentes, comerciantes e utilizadores desta área.

    

2BANERcml_NSFATIMA
Obras de requalificação desviam trânsito de troço da Av. Marquês de Pombal a partir de 13 de janeiro

 

A partir do dia 13 de janeiro, será efetuado um corte de trânsito na Avenida Marquês de Pombal, no troço desde o Largo Infantaria n.º 7 ao cruzamento com a Rua Henrique Sommer, no âmbito da empreitada de requalificação urbana das avenidas Nossa Senhora de Fátima e General Humberto Delgado.
O Município sugere como alternativas os seguintes itinerários:

Avenida Marquês de Pombal - Avenida Nossa Senhora de Fátima
- Avenida Marquês de Pombal | Avenida General Humberto Delgado | Rua João Paulo II | Avenida Nossa Senhora de Fátima

Avenida Marquês de Pombal - Largo Infantaria n .º 7/Rua Tenente Valadim
- Avenida Marquês de Pombal | Avenida General Humberto Delgado | Rua João Paulo II | Avenida Nossa Senhora de Fátima | Rotunda Rotária | Avenida da Comunidade Europeia (direcção Hospital de Santo André) | Rotunda Santo André | Rua de Santo André | Rotunda Eng. Rui Silveirinha | Rua D. Carolina Ferreira Ribeiro | Rua Fábrica do Papel | Rua Roberto Ivens | Largo Infantaria n.º 7/Rua Tenente Valadim

Largo Infantaria n.º 7 - Avenida Marquês de Pombal
- Largo Infantaria n.º 7 | Rua Roberto Ivens | Rua Fábrica do Papel | Rua D. Carolina Ferreira Ribeiro | Rotunda Eng. Rui Silveirinha | Rua de Santo André | Rotunda Santo André | Avenida da Comunidade Europeia | Rotunda da Cruz d’Areia | Rua D. José Alves Correia da Silva | Avenida Marquês de Pombal

 

Intervenção, com um prazo de execução de 540 dias, visa a valorização desta área urbana. Arranque dos trabalhos está agendado para dia 18 de novembro

 

O Município de Leiria vai avançar com a Requalificação Urbana das avenidas General Humberto Delgado e Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Leiria, num investimento de 2.479.002,16 euros para requalificação e valorização destas duas avenidas, garantindo uma melhoria significativa da qualidade de vida para residentes, comerciantes e utilizadores desta área.

Com início previsto para dia 18, as obras vão organizar o espaço público da área de intervenção, resolver o problema da falta de espaços verdes, ordenamento da circulação e estacionamento, reforço de segurança na circulação, redução da poluição sonora e atmosférica.

Ricardo Santos, vereador das Obras Municipais e Requalificação do Espaço Público, defende que esta intervenção terá um grande impacto na melhoria da qualidade de vida de residentes, comerciantes e utilizadores desta zona da cidade.

Solicitando desde já a compreensão para os transtornos que uma obra desta natureza envolve, o vereador considera que as vantagens que“moradores e comerciantes obterão no futuro superam largamente os constrangimentos associados ao período das obras”, destacando que a intervenção representará também uma valorização dos imóveis.

“Esta zona passará a ser certamente uma das mais atrativas da cidade, dada a intervenção de grande qualidade que vai ser realizada no espaço público”, acrescenta.

Com estas intervenções, o Município de Leiria pretende assegurar a qualidade do ambiente urbano, ao mesmo tempo que torna estas duas avenidas mais acessíveis e confortáveis para os peões e condutores, sendo um dos objetivos deslocar para as vias principais o trânsito não local.

Pretende-se também que a requalificação urbana das Avenidas General Humberto Delgado e Nossa Senhora de Fátima contribua para atingir as metas ambientais definidas para Leiria.

As intervenções a realizar estão relacionadas com a substituição da rede de abastecimento de água; drenagem de esgotos domésticos e águas pluviais; com a requalificação viária e alteração dos sentidos de tráfego e construção da rede de iluminação pública, da rede de baixa tensão e de média tensão.

Também está prevista a requalificação e ampliação da rede de telecomunicações e ainda de abastecimento e distribuição de gás.

Além disso, apostar-se-á na implementação de passadeiras sobrelevadas, de modo a dissuadir a velocidade excessiva. Em alguns casos serão colocadas junto às passadeiras faixas contrastantes e antiderrapantes, tal como zonas de proteção aos peões.

A substituição e regularização do piso dos passeios visando o conforto do peão e do piso viário é outra das intervenções a realizar.

Do conjunto de obras está ainda prevista a implementação de arborização adequada às avenidas; de “Ilhas Verdes”; de mobiliário urbano adequado e de ilhas ecológicas.

O ordenamento do estacionamento é outra das medidas, assim como a implementação de uma ligação pedonal entre as avenidas, através de escadaria, com calha para transporte de bicicletas.

Futuramente será disponibilizada uma aplicação que permitirá verificar em tempo real a disponibilidade de lugares de estacionamento nestas artérias bem como noutros parques de estacionamento da cidade.

Será ainda criada uma ciclovia com cerca de 700 metros de comprimento, constituída por um troço inicial na avenida Nossa Senhora de Fátima, seguindo para a rua Casal Antunes e regressando novamente à mesma avenida.

A Implementação de via “kiss&ride” junto à escola João de Deus, o aumento do número de lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade condicionada; para motos e bicicletas e ainda o aumento dos lugares para cargas e descargas são outras das soluções previstas, tal como a instalação de diversos equipamentos para o carregamento de veículos elétricos

O Projeto Conjunto da Requalificação Urbana das avenidas General Humberto Delgado e Nossa Senhora de Fátima tem um prazo previsto de execução de 540 dias.

 

1-Avenida de Nossa Senhora de Fátima1

 

2 - Avenida General Humberto Delgado1

 

3 - Avenida de Nossa Senhora de Fátima - Avenida Humberto Delgado - perfis

  

Nossa Sra. de Fátima e Gen. Humberto Delgado vão ser as primeiras avenidas ‘tecnológicas’ de Leiria

A colocação de painéis com indicação dos lugares de estacionamento disponíveis em tempo real, um sistema de gestão das ilhas ecológicas, o reforço de postos de carregamento para veículos e bicicletas elétricas e o controlo da intensidade da iluminação pública são algumas das inovações tecnológicas que as avenidas Nossa Senhora de Fátima e General Humberto Delgado vão apresentar após as obras de reabilitação recentemente iniciadas.

Estas novidades foram destacadas pelo vereador das Obras Municipais do Município de Leiria, Ricardo Santos, durante uma reunião com comerciantes, com o objetivo de estabelecer um canal de comunicação direto de modo a minorar o impacto da intervenção junto dos agentes económicos daquela zona.

Segundo Ricardo Santos, nestas duas avenidas serão instalados sensores que detetam, em tempo real, o número de lugares de viaturas não ocupados, informação que será disponibilizada em painéis colocados nas duas avenidas e também em aplicações informáticas a que será possível aceder através de smartphones, um sistema que, revelou, se pretende alargar gradualmente a outras zonas da cidade.

Além da gestão do estacionamento, está também prevista a instalação de equipamento que mede em tempo real o nível de resíduos nas ilhas ecológicas, o que permite uma melhor gestão do sistema e consequente diminuição das deslocações dos camiões de recolha.

Outra novidade será o reforço do número de postos de carregamento de veículos e bicicletas elétricos, que passarão a ser oito para automóveis, estando ainda previsto um sistema de otimização da iluminação pública que será LED.

Recorde-se que a Requalificação do Conjunto Urbano das Avenidas Nossa Sra. de Fátima e General Humberto Delgado representa um investimento de €2.479.002,16, garantindo uma melhoria significativa da qualidade de vida para residentes, comerciantes e utilizadores desta área.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete