Passar para o Conteúdo Principal

Conheça os eventos que vão marcar Leiria em 2018

Gonca lopes 1 675 2500
02 Fevereiro 2018

Há um novo calendário em Leiria que não vai querer perder. Dia a dia, mês a mês, o calendário apresentado esta sexta-feira assinala os grandes eventos que vão marcar o ano de 2018 no concelho de Leiria.

Da música ao teatro, da dança ao cinema, são centenas as propostas que consolidam uma estratégia de forte aposta na área da cultura pelo Município de Leiria.

Na sessão de apresentação, o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, destacou o papel do associativismo na oferta cultural em Leiria.

“O sucesso cultural da nossa região tem assentado muito no trabalho de parceria entre as autarquias e o movimento associativo”, disse, realçando o contributo dos artistas, criativos e agentes culturais, que dão corpo a uma “vontade de fazer mudança” em que assenta o êxito de Leiria em termos culturais.

No calendário, Janeiro ficou marcado pelo concerto da fadista Mariza, enquanto para fevereiro os destaques são o festival de música ‘Clap Your Hands Say F3st’, o musical ‘Simone’, o concerto com Ana Bacalhau, a banda HMB e o teatro de revista ‘A grande ressaca’.

Sara Tavares, Paulo Gonzo, Maria João, Songs of the Soul, Leiria Film Fest, Hádoc, Feira do Livro e Dia Mundial Teatro estão em destaque no mês de março.

Em abril, o destaque vai para a Festa dos Museus, num mês que ficará ainda marcado pelo Hádoc, Festival de Teatro Juvenil, exposição Nós, homenagem a Miguel Franco no centenário do seu nascimento, concerto com Ute Lemper, Metadança e Sinopse (Te-Ato).

A Feira de Maio é o destaque obrigatório do mês do município. Na agenda cultural destaca-se o festival de teatro Sinopse (Te-Ato), no cinema o festival Hádoc, a atuação de Elizabeth Sombart, o Leiria Festival, a Noite nos Museus, Mostra de Teatro da Infância e Juventude, o festival Monitor, a recriação histórica Leiria Há Cem Anos, Stand up Comedy por Carlos Coutinho Vilhena e a Exposição de José Luís Tinoco.

O Festival A Porta abre junho, um mês repleto de propostas: Street Dance Award, Hádoc, Festival Marisco, Festival Beira Rio, Festival Fanfarras, Festival Folclore, Festival A Porta, Aniversário do Agromuseu, Concertos de Verão, Cinema Vadio e Novos Ventos.

Em pleno verão, julho fica marcado pelo Festival da Sardinha, Concertos de Verão, encontro de Veículos Elétricos, Cinema Vadio, OJL Jazz Sessions, Festival Panda, Leiria Medieval, Aniversário CDIL e Leiria Dancefloor.

Em Agosto, o festival gótico é incontornável, tal como o Vivó Verão, com o Carnaval de Verão, na praia do Pedrógão. O calendário reserva para setembro a Mostra do Trajo, Leiria Sobre Rodas, Aniversário do Moinho do Papel, Jornadas Europeias da Cultura, Desfile de Filarmónicas, Festival ACASO e Ópera no Património.

Outubro será um mês saboroso na programação em Leiria, com o Prove Doçaria. O festival de cinema de turismo Art & Tour será uma das novidades deste ano.

Em novembro, será prestada homenagem a Vasco da Gama Fernandes, comemora-se o aniversário Museu de Leiria e abrem-se portas à Feira do mel.

Em dezembro, Leiria ganha nova decoração, com o Leiria Cidade Natal, num mês festivo em que se cantam os parabéns ao m|i|mo - museu da imagem em movimento, e se festeja a passagem de ano, com luz e animação, no centro da cidade e na praia do Pedrógão.

 

Programação Cultural do Município de Leiria - 2018

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999