Passar para o Conteúdo Principal

Museu de Leiria conquista Prémio de Marketing Cultural

Rebeldes banda desenhada e ilustracao de rua 1 675 2500
25 Maio 2018

 

O Museu de Leiria conquistou esta sexta-feira o Prémio de Marketing Cultural, atribuído pela APOM - Associação Portuguesa de Museologia, com a exposição ReBelDes (Leiria).

O prémio foi anunciado no Museu Nacional dos Coches, numa gala em que foram atribuídos prémios em 25 categorias, em áreas como a melhor intervenção e restauro, o melhor catálogo, a melhor exposição, mecenato e projeto museográfico.

Este ano a associação recebeu 253 candidaturas de instituições de Portugal continental e das Regiões Autónomas, bem como de projetos de expositivos portugueses no estrangeiro.

A APOM, fundada em 1965 para incentivar o espírito de preservação e divulgação do património dos museus, atribui os prémios anualmente, desde 1997, a museus, projetos, profissionais e atividades desenvolvidas no setor.

A exposição ReBelDes destaca a obra gráfica dos artistas leirienses Sérgio Luiz e Güy Manuel e pode ser vista num roteiro que inclui diversas ruas da cidade, o Museu de Leiria e o Arquivo Distrital de Leiria.

Esta iniciativa presta homenagem aos ilustradores Sérgio Luiz (1921-1943) e Güy Manuel (1923-1943), dois irmãos e artistas leirienses, precocemente desaparecidos, cuja obra se tem mantido maioritariamente no resguardo dos arquivos e memórias familiares.

A mostra é constituída por uma seleção dos seus trabalhos, alguns publicados em revistas juvenis de banda desenhada, mas muitos inéditos, sendo possível conhecer os desenhos, escritos e objetos originais que constituem o legado dos irmãos Fernandes.

Com esta exposição pretende-se também “inundar” de cor a cidade e as suas ruas e praças, preenchidas pela imaginação vibrante de Sérgio e pelo desenho apurado de Güy.

As aventuras de Sérgio e Güy chegam ao seu espaço natural – é a rebeldia da juventude que toma as ruas de Leiria.

Um Museu amplamente premiado
Ano após ano, a qualidade do Museu de Leiria tem sido reconhecida com sucessivos prémios, de que são exemplos a conquista do Prémio Siletto do Fórum Europeu dos Museus em 2017, o prémio de Melhor Trabalho sobre Museografia na cerimónia de atribuição dos Prémios Nacionais de Museologia 2016, uma menção honrosa no prémio de Melhor Museu e outra menção honrosa no domínio da Acessibilidade Física entregue pela associação Acesso Cultura.

Este espaço constitui uma autêntica janela aberta sobre a memória de um território longamente habitado que, à entrada do século XXI, se revela com um novo olhar sobre uma realidade complexa.

O Museu de Leiria organiza-se em dois espaços expositivos. No primeiro apresenta-se uma exposição de longa duração que faz uma leitura geral da história do território, propondo um caminho, necessariamente sumário, por entre a rica e densa floresta de objetos, acontecimentos e mitos, que definem uma identidade central do País. No segundo espaço, que lhe é complementar, são apresentadas exposições temporárias que permitem aprofundar temáticas e coleções específicas.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999