Empresas oferecem livros às escolas do concelho

Aaimg 9199 1 675 2500
24 Outubro 2018

O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, defendeu esta terça-feira que a promoção do livro e da leitura é uma das mais eficazes ferramentas que podemos utilizar para ajudar a desenvolver o espírito crítico dos nossos alunos e estimular a sua criatividade.

O autarca falava na sessão “Escola com Livros”, que decorreu esta terça-feira, no Teatro Miguel Franco, com a presença de empresários do concelho e os diretores dos agrupamentos de escolas não agrupadas.

Participam nesta iniciativa 168 empresas que oferecem 1798 livros a 70 estabelecimentos de educação e ensino.
Na sessão,

“Se a Sociedade através das comunidades locais pode dar bons exemplos de cidadania e cooperação, este é, sem dúvida, um verdadeiro modelo dessa mesma capacidade”, realçou Raul Castro, destacando que a leitura é uma ferramenta essencial para o sucesso escolar e para o exercício pleno de uma cidadania ativa.

“O Projeto ‘Escola com livros’ cria uma resposta integrada ao colmatar as necessidades das bibliotecas dos estabelecimentos de ensino abrangidos e também ao incentivar a utilização do livro impresso”, afirmou, acrescentando que a inclusão de preocupações sociais no quotidiano das empresas assume atualmente um papel cada vez mais importante nas organizações que procuram contribuir para uma sociedade mais justa e homogénea.

Refira-se que a sessão “Escola com Livros” integra o Projeto Educativo Municipal – Leiria Concelho Educador – na promoção estratégica da leitura como ferramenta essencial para o sucesso escolar e para o exercício pleno de uma cidadania ativa.

Com este momento pretende-se assinalar e agradecer a oferta de livros às comunidades escolares, decorrente do projeto “Escola com Livros”, parceria entre a Câmara Municipal de Leiria e a Página Editora, numa ação concertada de promoção da leitura, do livro impresso e na criação de uma rede de responsabilidade social local.