Festival de Sopas e Petiscos no Mercado de Sant’Ana

Festival sopas v3 1 675 2500
05 Fevereiro 2019

O Mercado de Sant’Ana, em Leiria, recebe dia 09 de fevereiro, às 17:00, um Festival de Sopas e Petiscos, uma iniciativa da Associação de pais do Jardim Escola João de Deus com o apoio do Município de Leiria.

Esta edição do festival ostenta o selo “urban protege” - evento sustentável, uma vez que incorpora um conjunto de medidas no sentido de minorar os impactos negativos, nomeadamente ao nível da gestão de resíduos e combate aos desperdícios.

As refeições preparadas não consumidas ou não vendidas que estejam em condições de ser consumidas serão recolhidas e doadas pela Refood Leiria, sendo que a alimentação foi confecionada com produtos orgânicos e sazonais, cultivados localmente ou fornecidos por produtores locais.

Neste evento, a louça é reutilizável, nomeadamente os copos, os pratos, talheres e taças de sopa, a louça descartável é biodegradável (copos em cartão eco kraft e taças em amido de milho), a louça não reutilizável e não biodegradável é reciclável materialmente e as embalagens de vidro das garrafas de água possuem tara para serem devolvidas ao embalador.

Refira-se ainda que os colaboradores da organização tiveram formação para efeitos de recolha/triagem dos resíduos gerados e que existe água da rede disponível e com qualidade para ser consumida.

Recorde-se que o Município de Leiria participou no projeto UrbanWINS, financiado pelo Programa de Pesquisa e Inovação Horizonte 2020, para estudar como as cidades consomem recursos e produtos, e como eliminam os resíduos produzidos.

Deste projeto resultaram três ações, uma das quais o “Regulamento para os Eventos Sustentáveis”, sendo neste âmbito que o Município irá apoiar a Comissão de Pais dos alunos do 4.º ano do Jardim-Escola João de Deus de Leiria na concretização deste festival sustentável, através da implementação das boas práticas estipuladas no Regulamento.