Município organiza sessão sobre valorização das linhas de água

38 sess o pedro teiga 14032019 1 675 2500
15 Março 2019

O Município realizou na quinta-feira, no Dia Internacional de Ação pelos Rios, uma sessão de formação aos funcionários da autarquia sobre reabilitação e valorização de linhas de água.

A ação, realizada no âmbito do plano de intervenção no rio Lis apresentado em 2018, está integrada na primeira fase deste projeto, que contempla o levantamento dos recursos hidrográficos do concelho e a organização de sessões de informação e de sensibilização junto de entidades oficiais, de proprietários e da população em geral, num investimento global de 50 mil euros.

Esta primeira sessão pretendeu, numa abordagem geral, prestar mais e melhor informação aos profissionais dos serviços da Câmara Municipal que estão direta e indiretamente ligados à rede hidrográfica.

O grande objetivo, segundo Ana Esperança, vereadora do Ambiente, passa por “regularizar, reabilitar e estudar melhor as nossas linhas de água” para que se consiga “ver de que forma podemos gerir os 388 km de água do concelho e fazer o melhor e da melhor forma”.

A formação foi orientação por Pedro Teiga, doutorado em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que apontou como principais problemas a mudança de mentalidades e os constrangimentos financeiros.

Segundo o técnico, as responsabilidades do estado atual das linhas água no país são políticas e também sociais, já que “os rios são um espelho social”, considerando que a solução passa por envolver todos os agentes e que os municípios são o melhor ponto de partida.

Na sessão, Pedro Teiga falou das técnicas de limpeza de linhas de água, das medidas para melhoramentos ao nível hidrográfico, ecológico e social, da biodiversidade dos rios, da comunicação entre unidades orgânicas e da intervenção em zonas afetadas pelos incêndios.

As sessões de informação e de sensibilização já estão também no terreno, tendo-se realizado no mesmo dia, no Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, um encontro com Juntas de Freguesia e entidades oficiais.

Outra das iniciativas previstas é a realização de laboratórios de rio, em que vão ser feitas demonstrações das melhores práticas e técnicas de intervenção nas margens e nos próprios cursos de água.