Obras na zona da Mouzinho de Albuquerque arrancam a partir do dia 20 junho

As obras de requalificação da Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque e ruas envolventes têm início previsto para a próxima semana, a partir de 20 de junho, sendo que os primeiros trabalhos decorrerão na Rua de São Francisco, junto ao Centro Comercial Maringá.
A circulação do trânsito estará encerrada nesta artéria por um período estimado de 103 dias e o desvio alternativo para acesso à Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque passa pela Avenida Cidade de Maringá e pela Rotunda do Estádio, conforme mapa disponibilizado no site do Município.
Tal como o Município tem vindo a divulgar em diversos canais de comunicação, esta é uma requalificação que inclui ainda parte da Rua Coronel Teles Sampaio Rio e o Beco de São Francisco, tendo como grande objetivo devolver o centro da cidade à população, através da criação de melhores condições de conforto e de segurança.
Será dada prioridade à circulação pedonal e à permanência de pessoas e, assim, contribuir para o desenvolvimento de atividades económicas e comerciais e para uma maior vitalidade e atratividade do centro histórico, meta que se pretende ver atingida também com a redução das emissões de carbono, servindo de incentivo à reabilitação do edificado mais degradado.
Com vista a minimizar os constrangimentos para moradores, comerciantes e trânsito, o Município dividiu a zona a intervir por troços, estando previsto iniciar a requalificação pelas perpendiculares à Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque, já que é expectável que o encerramento destas artérias não traga alterações profundas à circulação automóvel.
A execução das restantes fases já se encontra planeada, mas o seu cumprimento estará dependente do desenvolvimento da obra, já que são várias as situações que poderão condicionar o planeamento previsto, nomeadamente os eventuais achados arqueológicos, as condições climatéricas ou um potencial atraso na entrega de materiais, entre outros.
Certo é que, já a pensar na época do Natal, o faseamento da obra procurará garantir as condições necessárias para a realização das compras tradicionais desta altura do ano, por forma a não prejudicar o volume de negócios e de receitas dos comerciantes.
Os trabalhos preveem a requalificação das infraestruturas enterradas, que se encontram obsoletas e desadequadas, o reordenamento do trânsito, através da sobrelevação do piso e da redução para uma via de circulação na Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque e na Rua de São Francisco, a criação de um total de 19 lugares de estacionamento (incluindo cargas e descargas), o alargamento de passeios, a eliminação de barreiras arquitetónicas, mais arborização e mais uma ilha ecológica a instalar na Rua Coronel Teles Sampaio Rio.
Ao nível da comunicação, o Município desenvolveu um conjunto de ações que incluiu sessões de esclarecimentos com entidades, moradores e comerciantes, bem como publicidade em diversos meios, para além de um número WhatsApp para receção de informações sobre alterações ao trânsito.
Esta é uma obra com um investimento de 1,7 milhões de euros, financiados a 85 por cento por fundos comunitários, e prevê-se que os trabalhos estejam terminados até junho do próximo ano.