Passar para o Conteúdo Principal

Hortas Verdes

ESPAÇOS VERDES

 

PROJETO CHAPIM

O projeto Chapim traduz-se numa ação de prevenção, cujo objetivo visa no essencial, o controlo da processionária ou lagarta do pinheiro.
Ao invés de serem utilizados produtos químicos para o seu combate, recorre-se a metodologias ambientalmente corretas, nomeadamente o controlo través da promoção da instalação de aves junto dos pinheiros e cedros das Escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social.
Colocam-se nos pinheiros existentes nas Escolas e IPSS’s abrigos construídos em madeira, com o intuito de poderem vir a ser ocupados por aves predadoras deste inseto.
O Projeto Chapim resulta da constituição de uma parceria entre a Câmara Municipal de Leiria, a OIKOS, as Juntas de Freguesia, a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais e a Prisão Escola.

Hortas Verdes

A atividade agrícola de lazer, materializada sob a forma de hortas, para além de suprimir necessidades económicas assume ainda um papel fulcral de interesse cultural, social e recreativo, promovendo a qualidade de vida das populações, quer seja pelo contacto direto com a Natureza, quer pela redução de resíduos e pela promoção de hábitos saudáveis.
As hortas comunitárias representam um meio de apoio à subsistência alimentar das famílias e um processo promotor de dinâmicas sociais positivas.

Objetivos das Hortas Verdes


O Projeto das Hortas Verdes Visa:
• Promover a horticultura biológica como atividade de lazer e/ou de subsistência;
• Promover o autoconsumo de alimentos produzidos, diminuindo encargos e contribuindo para o equilíbrio das finanças familiares;
• Incentivar a hábitos de vida saudáveis, combatendo o stress e o sedentarismo;
• Promover a manutenção de relações sociais e espirito de comunidade.


A quem se destina
Pode candidatar-se a utilizador das Hortas Verdes qualquer munícipe, residente no concelho de Leiria, que não possua terreno próprio na sua área de residência.


Onde estão localizadas as Hortas Verdes?
As hortas comunitárias estão localizadas no antigo horto municipal, na encosta do Castelo de Leiria e na Quinta da Gordalina, em Marrazes.
As Hortas Verdes são constituídas por parcelas de 35 metros quadrados de terra destinadas á atividade agrícola sustentável.


Como efetuar o pedido
O pedido é efetuado mediante o preenchimento do formulário de candidatura disponível no Balcão Único de Atendimento e no sítio www.cm-leiria.pt


A candidatura devidamente preenchida, acompanhada dos documentos indicados no requerimento, poderá ser entregue no Balcão Único de Atendimento da Câmara Municipal de Leiria ou remetida pelo e-mail: hortasverdes@cm-leiria.pt


Para o esclarecimento de qualquer dúvida ou informação adicional deverá consultar o respetivo Regulamento do Projeto Hortas Verdes, disponível aqui ou contactar os serviços Municipais.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
Compete 1 675 999