Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Alertas/trânsito
  

Semana da Leitura envolveu comunidade educativa de Leiria

2 1 675 2500
27 Junho 2014


A Semana da Leitura de Leiria, que decorreu de 17 a 22 de março em todas as Escolas do concelho, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (BMALV), no Teatro Miguel Franco e nas ruas do Centro Histórico da cidade, e contou com a participação de milhares de alunos dos diferentes níveis de ensino.

Na cidade de Leiria, realizaram-se 27 eventos de acesso livre,  dinamizados pelas escolas Jardim Escola João de Deus, Colégio Nossa Senhora de Fátima, Agrupamento de Escolas Correia Mateus, Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, O Ninho, Agrupamento de Escolas D. Dinis, Agrupamento Domingos Sequeira/EB1 /JI de Cruz d’Areia, Agrupamento de Escolas Caranguejeira e Santa Catarina da Serra, Agrupamento de Escolas de Colmeias/EB1 de Agodim, Agrupamento de Escolas Henrique Sommer (Maceira), Agrupamento de Escolas de Marrazes/EB1 Gândara dos Olivais, Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, Associação de Pais da Escola José Saraiva/Agrupamento Domingos Sequeira, Casa Museu João Soares – Centro Cultural João Soares e Grupo de Estudantes 60+ do Instituto Politécnico de Leiria.

Todas as escolas e agrupamentos apresentaram um programa com atividades, que se desenvolveram todos os dias, envolvendo toda a comunidade educativa, com uma enorme diversidade de iniciativas: feiras do livro, concursos, dramatizações e momentos de leitura com alunos, professores e pais, encontros com escritores, entre muitas outras. Neste âmbito, visitaram as escolas os escritores José Fanha, Luísa Ducla Soares, Manuela Ribeiro, António Vilhena, Nuno Matos Valente, Rosinda Arrimar, Olga Resi, Paulo Simões, Rui Matos, Joaquim Vieira e Maria Inês Almeida.

Do programa, fez parte ainda uma Tertúlia com Escritores de Leiria na Biblioteca Municipal, no dia 21 de março, com a participação de Cristina Nobre, Paulo Moreiras, Leonor     Lourenço e Manuel Leiria,  que partilharam com os presentes a sua relação com a escrita e os seus projetos pessoais.

E, para encerrar o evento, a 22 de março, o Teatro de Grupo O Nariz, em parceria com os Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria, percorreu as ruas do Centro     Histórico, animando a comunidade com um percurso de contos acompanhados de momentos musicais - Quem Conta um Conto Acrescenta um Canto.

A Semana da Leitura é uma iniciativa anual do Plano Nacional de Leitura e a sua organização no Concelho de Leiria esteve a cargo do Município de Leiria (Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira), dos Serviços de Documentação do IPL e da Rede de Bibliotecas Escolares. Este ano (5.ª edição), entre outras entidades, contou com o apoio da Rodoviária do Tejo que assegurou gratuitamente o transporte dos alunos e com as livrarias da cidade que praticaram preços especiais durante o evento.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete