Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Feira do Livro recebe até domingo mais de trinta autores e muita animação

Feira do livro foto 1 675 2500
17 Março 2015

Feira do Livro recebe até domingo mais de trinta autores e muita animação

Livros e autores, atividades infantis, música, dança e gastronomia, são as iniciativas que este ano prometem animar a Feira do Livro de Leiria.

A Feira do Livro de Leiria abriu as portas esta terça-feira, dia 17 de março, no Mercado de Sant’Ana e pode ser visitada até ao próximo dia 22, domingo.
As honras da abertura deste evento couberam à Trovantina de Leiria que brindaram o presidente da Câmara, bem com os elementos do executivo municipal e restantes convidados com a sua música.

”Este espaço faz com que estejam reunidas todas as condições para que a Feira do Livro tenha sucesso” afirmou presidente da autarquia leiriense Raul Castro.

Para a vereadora da Educação, Anabela Graça “esta iniciativa faz parte do Projeto Educativo Municipal, sendo uma aposta que visa incentivar o gosto pela leitura tanto nos mais novos como nos adultos”.

O evento que este ano tem lugar em simultâneo com a Semana da Leitura conta com a participação de 30 autores, entre os quais estão Afonso Reis Cabral (prémio Leya 2014) - trineto de Eça de Queiroz, autor que foi administrador do concelho de Leiria) -, Nuno Markl e Jorge Serafim.

Isabel Ricardo, Patrícia Ervilha, Paulo Kellerman, António Vilhena, Carla Sá, Nuno Matos Valente, Ana Saldanha, Vanda Furtado Marques, Margarida Fonseca Santos, Nuno Caravela, Rui Araújo, Mário Rodrigues e Paulo Moreiras, são ainda alguns dos autores presentes nesta edição da Feira do Livro.

Diariamente estão no Mercado de Sant’Ana muitos dos autores locais, promovendo desta forma o seu trabalho, dando-se a conhecer através de conversas com os seus admiradores e em sessões de autógrafos.

Estas sessões contam com Alda Sales Gonçalves, Amilcar Coelho, André Pereira, Célia Sousa, Dina Gouveia, Graça Jacinto, Fernando José Rodrigues, Jaime Martins, Joaquim Santos, Margarida Castelão Dias, Marília Ascenso, Paulo Costa, Ricardo Charters d’Azevedo e Rui Matos.

Com a participação das livrarias Arquivo, Boa Leitura, Letras e Livros, Americana, FNAC e Gráfica de Leiria, a Feira do Livro 2015 conta ainda com um diversificado programa de animação.

“Castelos de Cavaleiros e Princesas” é outra das novidades deste ano. Destinada aos mais pequenos, esta iniciativa dinamiza diariamente diversas atividades para que as crianças se divirtam enquanto os pais visitam a Feira do Livro.

A animação musical, a dança e a gastronomia marcam também presença no Mercado de Sant’Ana, com uma programação muito animada e rica em surpresas. Nesta iniciativa participam além da Trovantina, a Big Band da Marinha Grande, a Fanfarra Notas Soltas, o Grupo de Sevilhanas - Escola Alfonso "El Maleno", os Black Stones e a orquestra SwingSAMP. O Ofeão de Leiria colabora também na animação deste evento, através do espetáculo "Como é que eu vim aqui parar?", para crianças do 1º ciclo e a realizar no Teatro Miguel Franco de terça a quinta-feira.

A Semana da Leitura dedica-se este ano ao tema “Palavras do Mundo” e conta com 33 atividades a decorrerem nas escolas, Mercado de Sant’Ana e Biblioteca Municipal. Para a deslocação das crianças a autarquia conta com a colaboração das freguesias que disponibilizam o transporte.

A Feira do Livro e Semana da Leitura é organizada pela autarquia em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Leiria, Batalha e Porto de Mós Instituto Politécnico de Leiria, Rede de Bibliotecas Escolares e da Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho de Leiria, bem como da União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
image title