Leiria desafia jovens a serem embaixadores do Moinho do Papel

Moinho papel 1 675 2500
24 Março 2015

A Câmara de Leiria está a lançar um desafio aos jovens para que se transformem em embaixadores do Moinho do Papel, oferecendo-lhes formação entre 31 de março e 02 de abril.

A iniciativa, cujo prazo de inscrição termina no final do dia da próxima quinta-feira, serve para desenvolver competências que permitam aos jovens promover este espaço museológico de forma fundamentada, através do conhecimento da história local e regional.

O público-alvo é constituído por jovens com idade igual ou superior a 16 anos, com formação ou a frequentar o ensino secundário e superior.

O projeto, integrado num programa mais vasto intitulado de “Eu Sou Leiria” divide-se em três ações distintas.

Uma a curto prazo, na qual a formação teórica e prática está agendada durantes as tardes dos dias 31 de março, a 01 e 02 de abril, num total de 12 horas.
Outra, de médio prazo, que inclui uma prova de aptidão (consiste numa visita guiada a convidados) e que é marcada por uma sessão de atribuição do título de Embaixador do Moinho de Papel.

Finalmente, a longo prazo, o embaixador pode realizar visitas periódicas em datas a agendar, existindo ainda a possibilidade de participar em novas formações em outros espaços museológicos do concelho de Leiria.

Aumentar o interesse pelo património (arqueológico/industrial) com carácter lúdico e interdisciplinar; construir conhecimento histórico; acolher os visitantes para divulgar a história do local e dar a conhecer as tecnologias industriais do fabrico do papel e do cereal; e realizar atividades de âmbito pedagógico com os diferentes públicos que visitam o Moinho do Papel são alguns dos conhecimentos e competências a desenvolver.