Livro para adolescentes apresentado sábado na biblioteca

Convite   diario de ana joana 1 675 2500
18 Maio 2015

Raquel Ramos apresenta no sábado, dia 23 de maio, às 16 horas na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, o seu livro “Diário de Ana Joana: 12 anos, 1,36 m de altura”

Trata-se de um livro para adolescentes que coloca uma série de questões típicas desse nível etário e que demonstra a sua capacidade de orientação, apesar das dúvidas, deles e… nossas. A apresentação desta obra, com a chancela da Textiverso, vai ser feita por Cláudia Mota, professora bibliotecária.

“Diário de Ana Joana: 12 anos, 1,36 m de altura”, é um diário de uma jovem que “ao contrário da maioria dos amigos e colegas, não quer ser médica, professora ou engenheira, mas sim política. “Que disparate!”, pensas...

Mas Ana Joana, apesar das contrariedades e dos comentários adversos, não desiste. Quando está aborrecida, desiludida ou tem dúvidas, coloca na parede do quarto o seu lema de vida: “Eu consigo!”

Maria Raquel Medeiros Oliveira Ramos nasceu em Paris, em 1969, e tem alguma família na região de Leiria, onde tem apresentado alguns dos seus livros, particularmente em escolas.

Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na UTAD, e tem lecionado Inglês e Alemão no ensino básico e secundário. No percurso, apaixonou-se pelas bibliotecas escolares e decidiu estudar um pouco mais sobre o papel que desempenham na promoção da leitura. As suas reflexões podem ser lidas na dissertação de Mestrado “As novas tecnologias na biblioteca escolar ao serviço da promoção da leitura recreativa”, que se encontra em linha no repositório da Universidade Aberta.

Nesse sentido, tem vindo a colaborar em Viana do Castelo com a RBE – Rede de Bibliotecas Escolares para que as bibliotecas escolares sejam lugares fantásticos nas escolas.

Vive atualmente em Vila Praia de Âncora, junto ao mar. Para além da sua ocupação no ensino do Inglês e do Alemão a adolescentes e jovens, também gosta de escrever para eles.