Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Alertas/trânsito
  

Acolhimento de Refugiados em Leiria

Cmleiria 1 675 2500
16 Setembro 2015

A participação dos Municípios na ajuda aos refugiados terá de ser integrada numa estratégia de âmbito nacional, pelo que é essencial a existência de um plano de ação integrado por parte do Governo e da União Europeia.

Ainda assim e considerando os movimentos de solidariedade que se têm verificado um pouco por todo o país, o Município de Leiria irá disponibilizar via on-line um formulário para registo das famílias residentes no concelho de Leiria que pretendam acolher refugiados.

Por outro lado, será também disponibilizado um segundo formulário para as Instituições Particulares de Solidariedade Social, ONG's, Associações e outras entidades que se encontrem disponíveis a colaborar no acolhimento aos refugiados.

Desta forma, a Autarquia antecipa uma estratégia de intervenção com base nos recursos existentes no concelho, nomeadamente ao nível da sociedade civil e da rede solidária.

Acresce que, os Municípios aguardam orientações de como se vai operacionalizar o acolhimento, o que implica salvaguardar questões como alojamento, alimentação, integração das crianças na escola, prestação de cuidados de saúde, apoio linguístico.

É importante constituir uma rede de ajuda, um conhecimento concreto dos recursos existentes no terreno, pelo que o Município se disponibiliza a centralizar esta estrutura, que será determinante na efetiva resposta às necessidades destas famílias.

Os formulários de inscrição podem ser preenchidos no Gabinete de Atendimento Social ou através dos links: 

Formulário de Inscrição para acolhimento de famílias de refugiados em Leiria - Particulares

Formulário de Inscrição para acolhimento/apoio a famílias de refugiados em Leiria - Instituições

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete