Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Município de Leiria adjudica empreitada para requalificação dos Edifícios do Mercado Municipal

14 final 1 675 2500
19 Setembro 2018

O Município de Leiria aprovou esta terça-feira em reunião de Câmara a adjudicação da empreitada para requalificação dos Edifícios do Mercado Municipal, por 3.447.000 euros, acrescido do IVA à taxa legal em vigor.

Este projeto, com um prazo de execução da empreitada de 365 dias, prevê a modernização das instalações e da oferta comercial, integração com a envolvente comercial e gestão comercial, para melhoria de um espaço que atualmente se encontra em mau estado de conservação.

O projeto contempla a renovação da linguagem arquitetónica com ligação do edifício à envolvente exterior, nomeadamente aos produtores, atenuação do efeito da volumetria com “libertação” do piso térreo e criação de fachada ventilada exterior para acondicionamento de sistemas de climatização e beneficiação térmica das fachadas.

O piso superior será destinado à instalação de um espaço para ‘start-up’.

A área total reabilitada é 6.800 m2 no interior e 2.500 m2 no exterior.

Refira-se que este investimento visa a melhoria das condições do Mercado Municipal, que apresenta atualmente inúmeras marcas de degradação e espaços de venda abandonados.

No final de 2004, a Câmara Municipal de Leiria não renovou os contratos de ocupação dos espaços de venda com os vendedores do Mercado, de modo a executar as necessárias obras de modernização.

A situação financeira do Município e a crise económica que afetou gravemente o nosso país, vieram impossibilitar os planos de requalificação nestes últimos 14 anos.

No entanto, dada a sua importância para a economia e consumo local, foi autorizada a utilização transitória do Mercado sem quaisquer custos para esses vendedores, garantindo o funcionamento deste, mas sem as devidas condições de conforto, higiene e segurança.

Em junho de 2018 a Câmara Municipal de Leiria decidiu, finalmente, avançar com as tão ambicionadas obras de requalificação e modernização do Mercado Municipal, que se estimam em 3,5 milhões de euros.

Em 2019 prevê-se dar início a estas obras, que pretendem solucionar, de vez, os graves problemas de controlo higio-sanitários, as deficiências estruturais e de funcionamento, evitando o seu encerramento pelas autoridades competentes.

Por outro lado, o Regulamento dos Mercados e Feiras do Concelho de Leiria, aprovado pelos órgãos municipais no ano de 1986, também se encontra totalmente desadequado para os dias de hoje.

Como tal, e antecipando o início das obras, a Câmara Municipal de Leiria decidiu elaborar um novo Regulamento Interno dos Mercados Municipais que, atualmente, se encontra em consulta pública, e que poderá consultar em www.cm-leiria.pt.

O objetivo de todos, do Município, dos vendedores e dos utilizadores, é ter, finalmente, um Mercado renovado, por forma a proporcionar aos leirienses segurança, conforto e condições higio-sanitárias e, aos vendedores nele instalados, boas condições de trabalho.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze