Leiria assinala Dia Internacional da Prematuridade

Prematuridade2017 625 1 675 2500
09 Novembro 2018

O Município de Leiria vai associar-se às celebrações do Dia Internacional da Prematuridade, com a iluminação da Galeria dos Paços Novos do Castelo de Leiria, na cor roxo, que simboliza a prematuridade, de 16 a 19 de novembro.

O Dia Mundial da Prematuridade celebra-se a 17 de novembro, uma data em que se pretende alertar para a existência de um cada vez maior número de recém-nascidos prematuros.

Segundo os dados mais recentes, em média 1 em cada 10 bebés nasce prematuro em todo o mundo, não se podendo definir a prematuridade apenas como o nascimento antes de tempo, nem definir um prematuro como sendo um bebé muito pequeno.

O que os caracteriza principalmente é a sua imaturidade ao nível de todos os órgãos do seu organismo, que poderá levar a múltiplas complicações no seu desenvolvimento e que influenciarão a sua vida futura.

No sentido de minimizar as complicações torna-se necessária uma intervenção o mais precoce possível, com acompanhamento até cerca dos seis anos ou até que a criança necessite.

As famílias veem-se a braços com uma grande pressão psicológica não só pelo facto de ter que lidar com um nascimento antes do tempo, não podendo concretizar o sonho de uma gravidez de “tempo normal”, com o nascimento de um bebé grande, gorduchinho, rosadito, com que sempre sonharam.

Para além disto, muitas vezes são confrontadas com bebés com problemas e para os quais não têm apoios ao nível da sociedade.

Embora já muito abordada, a sensibilidade para perceber a abrangência desta problemática que é a prematuridade está longe de ser a pretendida. Os internamentos são prolongados (muitas vezes internamentos de 3 meses), o isolamento das famílias acontece, o risco de morte dos recém-nascidos é uma constante, as licenças de maternidade são iguais às atribuídas a famílias com bebés de termo, não existem subsídios que ajudem nos gastos da medicação que muitas vezes é necessária, as consultas estão lotadas e demoram, muitas vezes, alguns meses até serem agendadas.

Numa tentativa de sensibilizar a comunidade para esta situação celebra-se todos os anos, no dia 17 de novembro, o Dia internacional da Prematuridade.