Santa Eufémia e Boa Vista recebe galardão Eco-Freguesias XXI 2019

95  eco freguesias xxi 1 675 2500
26 Junho 2019

A União de Freguesias (UF) de Santa Eufémia e Boa Vista foi uma das 52 galardoadas a nível nacional com a bandeira verde Eco-Freguesias XXI 2019, tendo alcançado o quinto lugar geral.

Com vista ao reconhecimento do real compromisso com a sustentabilidade, o projeto é desenvolvido pela ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa que, de dois em dois anos, atribui o galardão às freguesias que se candidatem e apresentem resultados superiores a 50 por cento dos índices em dez parâmetros.

No cômputo geral, a UF de Santa Eufémia e Boa Vista foi apenas ultrapassada pelas congéneres de Caldelas (Guimarães), Pombal, UF de Campelos e Outeiro da Cabeça (Torres Vedras) e Rio Tinto (Gondomar), tendo obtido a segunda posição distrital e sendo a única freguesia do concelho de Leiria a concorrer.

Dos indicadores analisados, a UF de Santa Eufémia e Boa Vista alcançou lugares de destaque em oito, o que permitiu encabeçar a lista das freguesias que atingiram entre 70 a 80 por cento dos objetivos:
- Mobilidade, capacitação e educação para a sustentabilidade - 3.º lugar;
- Gestão Ambiental: Energia, Água e Resíduos – 4.º lugar;
- Mobilidade e Transportes – 8.º lugar;
- Equipamentos e Espaços Públicos – 15.º lugar;
- Biodiversidade e Espaços Verdes – 9.º lugar;
- Informação e Participação Pública – 5.º lugar;
- Animação Sociocultural – 9.º lugar.

Sendo a segunda edição do projeto, foi também a segunda vez que a União de Freguesias foi contemplada com este prémio.

Para Ana Esperança, vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Leiria, “a União de Freguesias de Santa Eufémia e Boa Vista merece os nossos parabéns e, por isso, iremos lançar o desafio a que outras freguesias participem e se juntem à Rede Eco, da qual o Município já faz parte”.

O galardão Eco-Freguesias XXI tem como objetivos avaliar e reconhecer o trabalho realizado pela administração local, nomeadamente pelas freguesias, em prol do reforço da sustentabilidade dos seus territórios nas vertentes ambiental, económica e sociocultural.

Para além disso, visa ainda premiar e incentivar as práticas protagonizadas pelos colaboradores e pelos cidadãos que vivem, trabalham e frequentam as freguesias e, por isso, são também atribuídos os prémios Eco-Funcionários e Eco-Famílias.