Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Município de Leiria lança programa “Casas Primeiro” para tirar sem-abrigo da rua

Aaa 4297 1 675 2500
17 Outubro 2019

A Câmara Municipal de Leiria vai implementar o programa “Casas Primeiro”, uma intervenção social dirigida a pessoas em situação de sem-abrigo, aprovado em reunião de câmara esta terça-feira, e que será operacionalizado com a Inpulsar – Associação de Desenvolvimento Comunitário.

No último levantamento realizado no concelho de Leiria, foram identificadas pessoas em situação de sem-abrigo, principalmente a viver em habitações abandonadas e em condições muito precárias.

Assim, no ano em curso, o programa será implementado e será objeto de operacionalização, monitorização e avaliação de impacto, com vista à sua eventual ampliação.

Desde 2016 que o Município de Leiria, a par com a Associação Impulsar, tem participado na Rede Nacional “Casas Primeiro”, espaço de partilha e supervisão técnica aos diversos projetos existentes em território nacional.

O modelo “Casas Primeiro” tem como objetivo apoiar pessoas sem-abrigo no processo de procura, escolha, obtenção e manutenção de uma habitação estável e integrada na comunidade, mantendo um corpo técnico de suporte à integração social plena dos indivíduos abrangidos pelo projeto.

O programa financia o arrendamento, o mobiliário e equipamento básico, bem como os consumos de água, eletricidade e gás.
“Casas Primeiro” é um modelo que tem vindo a provar a sua eficácia na integração de pessoas sem-abrigo, através do acompanhamento individualizado dos participantes numa habitação.

A metodologia caracteriza-se por: Habitação permanente e integrada; casas individualizadas; separação entre a habitação e o tratamento; contratos de arrendamento; serviços de suporte habitacional e procura de uma habitação permanente e individualizada com contextos de vizinhança.

A problemática da população sem-abrigo é uma das prioridades identificadas no Diagnóstico Social do concelho de Leiria, bem como a análise de suporte à elaboração da Estratégia Local de Habitação para o concelho, considerada como um desígnio nacional para a erradicação da situação de pessoas sem-abrigo até 2023, estando implementada uma nova Estratégia para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo para o período temporal 2017/2023.

Acresce referir que este modelo de intervenção possui uma taxa de sucesso muito positiva nos concelhos onde já se encontra a funcionar.

 

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete