Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

UNESCO designa Leiria como Cidade Criativa da área da Música

M3 1 675 2500
30 Outubro 2019

A UNESCO anunciou esta quarta-feira no seu site a designação de Leiria como Cidade Criativa na área da Música.

A designação é feita no âmbito das comemorações do Dia Mundial das Cidades, comemorado a 31 de outubro, em que UNESCO revela uma lista de 66 cidades de todo o mundo que se juntam à Rede de Cidades Criativas da Organização, que agora soma um total de 246 membros.

A Rede reúne cidades que baseiam seu desenvolvimento na criatividade, seja na música, artes e artesanato folclórico, design, cinema, literatura, artes digitais ou gastronomia.

Para o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, trata-se de “uma notícia extraordinária para o concelho e o reconhecimento da excelência do trabalho desenvolvido pelos agentes culturais de Leiria”.

“Esta designação dá-nos ainda mais ânimo para continuarmos a desenvolver a estratégia cultural do concelho e constitui um sinal de que estamos no caminho certo”, referiu, acrescentando que este é um projeto que dá lastro à candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Como refere a UNESCO, as cidades criativas da UNESCO comprometem-se a colocar a cultura no centro de suas estratégias de desenvolvimento e a compartilhar suas melhores práticas.

A eleição de Leiria resulta da Candidatura do Município à Rede das Cidades Criativas, um projecto que, entre outras valências, passa pelo desenvolvimento de um projeto formativo certificado destinado às filarmónicas, a criação de dois espaços de ‘cowork’ artístico e um laboratório de projetos de intervenção social junto dos grupos mais vulneráveis e marginalizados com recurso à ópera e à música clássica.

A criação de um observatório que permita uma medição do impacto da cultura na economia e desenvolvimento de projetos em parceria com cidades Rede Unesco e da CPLP são ambições de alcance internacional deste projeto.

"Em todo o mundo, estas cidades, cada uma de seu modo, fazem da cultura o pilar, e não um acessório, de sua estratégia", diz a diretora geral da UNESCO, Audrey Azoulay, citada no site da UNESCO.

"Isso favorece a inovação política e social e é particularmente importante para as gerações jovens”, acrescenta.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete