“Cantar Tradições” junta seniores no Teatro José Lúcio da Silva

Cantar tradicoes 1 675 2500
07 Novembro 2019

Uma plateia de seniores dos vinte e nove lares e instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do Concelho de Leiria participa no programa “Cantar Tradições”, dia 10 de novembro, a partir das 15:00, no Teatro José Lúcio da Silva.

Trata-se do espetáculo de encerramento do programa “Cantar Tradições”, que se realiza pelo terceiro ano consecutivo e conta com a participação dos diversos agentes envolvidos, com destaque para a participação de idosos, técnicos das instituições e vários grupos do movimento associativo.

Do programa fazem parte a interpretação vocal e instrumental de temas da música tradicional portuguesa pela população sénior, a atuação do Rancho da Região de Leiria, partilha de talentos individuais, atuação do Rancho Folclórico do Coimbrão e as atuações da Sociedade Artística e Musical do Arrabal, com o Grupo Coral e a Filarmónica do Arrabal, seguidas da entrega de lembranças.

O “Cantar Tradições”, que oferece nas tardes de sábado e domingo, atuações dos coros, ranchos e filarmónicas do concelho, aos lares de idosos aderentes à iniciativa, envolveu mais de 35 associações culturais do concelho (filarmónicas, coros e ranchos folclóricos) que possibilitaram através do reportório interpretado, a expressão de muitas emoções, aos 1723 idosos, dos vinte e nove lares e instituições particulares de solidariedade social (IPSS), envolvidos.

Criado e desenvolvido pelo Município de Leiria este é um projeto inspirado na musicoterapia, complementada com a dança e o folclore, cuja memória e familiaridade é transversal a grande parte dos utentes de algumas das IPSS, assumindo-se como uma mais-valia na promoção de novas experiências e reforço da qualidade de vida dos idosos.

Antes do seu arranque no terreno, o projeto contemplou ações de formação distintas para técnicos das instituições, assim como para elementos dos grupos associativos participantes.

Para que a música possa fazer parte do dia-a-dia dos idosos, foram ainda distribuídos kits de instrumentos musicais a várias instituições, numa lógica de continuidade semelhante ao que havia sido feito em anos anteriores.

O "Cantar Tradições" insere-se no eixo estratégico cultural do Município ‘Programar Para Todos’ e aliado a uma política de envelhecimento ativo da Ação Social, conta ainda com a parceria da Sociedade Artística e Musical 20 de Julho, de Santa Margarida do Arrabal, tendo como coordenadora, Helena Brites, para quem “o sucesso do programa só foi possível pelo facto das instituições e associativismo cultural do concelho terem vestido a camisola, pela adesão significativa que manifestaram ao apelo lançado pelo município”.

Este projeto assinalou ainda a sua presença no espetáculo de comemoração do “Dia Internacional do Idoso”, que se realizou a 1 de Outubro.