Gonçalo Lopes faz balanço de 100 dias como presidente da Câmara em aula no Politécnico de Leiria

Escolhida 1 675 2500
04 Dezembro 2019

O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, fez esta quarta-feira um balanço dos primeiros 100 dias de liderança do Município numa aula aberta aos alunos do primeiro ano da Licenciatura em Administração Pública da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG).

Nesta aula, integrada no VIII Ciclo de Aulas Abertas desta escola do Politécnico de Leiria, Gonçalo Lopes apresentou algumas das principais medidas tomadas desde que assumiu a presidência da Câmara, dia 26 de agosto de 2019, nomeadamente ao nível administrativo, investimento no espaço público, política ambiental, desenvolvimento social e apoios às freguesias.

“Estes 100 dias passaram num ápice, tal a intensidade com que temos vivido cada segundo a tentar dar o melhor pelo concelho de Leiria. São muitos os desafios que se colocam, mas tem sido um percurso muito compensador. É um grande privilégio liderar a Câmara de um território como Leiria, feito de gente extraordinária, e também por contar com uma equipa que se mostra totalmente empenhada em dar o seu melhor no cumprimento da missão de serviço público que o Município de Leiria assume”, defendeu Gonçalo Lopes.

Durante a aula, o presidente destacou um conjunto de regulamentos que o Município se encontra a desenvolver, em áreas como a atribuição de apoio às Juntas e às Uniões das Freguesias; atribuição de benefícios sociais às Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do Concelho; os horários dos Estabelecimentos de Venda ao Público e de Prestação de Serviços; Programa «Creche para Todos», Esterilização de Animais de Companhia, Canídeos e Felídeos; Programa Leiria Invest; benefícios fiscais a Associações do Concelho; contratos de comodato com as Juntas e Uniões de Freguesia; e Programa de Comparticipação ao Arrendamento.

Os Orçamentos do Município e dos SMAS, o modelo de gestão e financiamento da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027, um conjunto de intervenções no espaço público, nomeadamente nas Avenidas General Humberto Delgado e Nossa Senhora de Fátima, a Requalificação da Rotunda D. Dinis e Rua Dr. João Soares e a requalificação do Castelo foram outros temas abordados durante esta aula.

Foi ainda abordada a política ambiental da Câmara, nomeadamente as ações de reflorestação da mata nacional, a oposição do Município à prospeção e exploração de gás natural na Bajouca, as obras de requalificação na Lagoa da Ervedeira e o projeto para limpeza e requalificação das margens da Ribeira dos Milagres, tal como os projetos de ação social desenvolvidos pelo município.
Gonçalo Lopes destacou ainda alguns momentos do seu mandato, como a designação de Leiria como Cidade Criativa na Música pela Unesco, ou os prémios atribuídos ao Jardim da Almuinha Grande e ao Museu de Leiria pela exposição Plasticidade.