Programas de apoio Leiria Alimenta e Leiria Vale já receberam mais de 260 candidaturas

Leiria alimenta e leiria vale 1 675 2500
15 Maio 2020

O Município de Leiria lançou há sensivelmente duas semanas dois programas de apoio a famílias – Leiria Alimenta e Leiria Vale -, tendo recebido até ao momento 264 candidaturas.

O objetivo dos dois programas é apoiar famílias que enfrentam perdas de rendimentos, decorrentes da crise Covid-19 e que presentemente se encontram numa situação de vulnerabilidade social.

O apoio do Leiria Vale destina-se à aquisição exclusiva de bens de primeira necessidade, mediante a emissão de um sistema de vales para compras em estabelecimentos comerciais previamente selecionados.

No caso do Leiria Alimenta, o apoio é atribuído na forma de cabazes de produtos de primeira necessidade, sendo também destinado a agregados familiares ou pessoas isoladas que, comprovadamente, demonstrem a perda ou inexistência de rendimentos, na sequência da crise Covid-19 e por consequência, não se encontrem a ser salvaguardadas as suas necessidades básicas, nomeadamente alimentares.

Nesta altura, é possível efetuar uma avaliação dos programas e perceber o impacto positivo que têm tido junto das famílias.

Desde o início da implementação destes programas, foram registadas 264 candidaturas ao Leiria Vale e ao Leiria Alimenta.
Deste número, reuniram critérios para deferimento 24 candidaturas ao Leiria Vale, que corresponde a 83 vales entregues.
Relativamente ao Leiria Alimenta foram deferidas 48 candidaturas, tendo sido entregues 144 cabazes.
Ao serem contactadas pelo Município, após aprovação dos seus pedidos, é percetível a fragilidade em que estas famílias se encontram e o conforto que sentem com estes apoios.

Com o objetivo de rapidamente chegar às famílias que carecem destes apoios, o Município possui uma equipa mobilizada em torno dos programas Leiria Alimenta e Leiria Vale, pelo que para agilizar os procedimentos, é fundamental que os formulários de candidatura venham acompanhados da documentação necessária, cuja informação se encontra disponível na página do Município, em https://www.leiriaregressa.pt/