Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Alertas/trânsito
  

Jornadas Europeias do Património, destacam tema “Património – Educação”

Jornadas europeia patrimonio 1 675 2500
15 Setembro 2020

O Município de Leiria vai participar, uma vez mais, nas Jornadas Europeias do Património, que se realizam entre 24 e 27 de setembro, este ano com o tema “Património – Educação” em destaque.

Iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia, estas Jornadas, que se realizam anualmente, têm como objetivo sensibilizar os cidadãos europeus para a importância da salvaguarda e preservação do património, assim como da necessidade incontornável de património e educação terem um vínculo indelével que se reflete tanto ao nível das artes, como da dança, do teatro, dos monumentos e em tantas outras áreas.

Das iniciativas agendadas para Leiria, destaque para as visitas e conversas temáticas, espetáculos, exposições e diversas outras atividades distribuídas pelos espaços culturais do Município, nomeadamente Museu de Leiria, CDIL – Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, CIALV – Centro de Interpretação do Abrigo do lagar Velho (Lapedo), m|i|mo – museu da imagem em movimento, Moinho do Papel, Banco das Artes Galeria, Agromuseu Municipal Dona Julinha, Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, Castelo de Leiria, Casa da Cidade Criativa da Música, Ludoteca Municipal de Leiria, Igreja de São, Pedro, Praça Eça de Queiroz e Largo 5 de Outubro (em frente ao Banco das Artes Galeria).

Dado ao atual contexto de pandemia, devido à COVID19, alguns dos eventos serão realizados online. A participação nas atividades está sujeita a inscrição prévia, nos respetivos espaços ( https://bit.ly/2GWMQCZ ) e ao respeito pelas normas sanitárias em vigor.

Agromuseu Municipal Dona Julinha
Dia 27,domingo, às 15:30, tem lugar a inauguração online, da exposição “Lenços Etnográficos e a Tertúlia na Eira: “Falando de Etnografia: O Futuro dos Museus”

Banco das Artes Galeria
Dia 26, sábado, pelas 10:30, tem lugar a atividade: Ernesto Korrodi: Percurso para um desenho - Passeio de observação e desenho experimental de arquitectura. Pelas 19 horas, realiza-se uma Palestra sobre Curadoria e Programação.
No dia 27, às 19 horas, o Banco das Artes Galeria recebe uma visita guiada à exposição: Ernesto Korrodi: Além da Arquitetura, Conversas frisantes…e Korrodi.

Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira e Ludoteca
No dia 25, sexta-feira, às 17 horas, a biblioteca recebe o evento online: Conversa sobre Educação e Património. No dia 26, pelas 15 horas, é a vez da Hora do Conto com “Os Animais nossos amigos, de Afonso Lopes Vieira” e, também neste dia, pelas 15:30, a Ludoteca recebe a apresentação do livro “Caracol Vicente vai ao Pinhal”, de Ana Cristina Luz.

Casa da Cidade da Música
No dia 24, quinta-feira, e com organização da Casa da Cidade Criativa da Música, a Praça Eça de Queiroz, recebe, às 18 horas, uma conversa subordinada ao tema “Pontos Convergentes – Quando a Arte Invade o Espaço Público. Domingo, dia 27, às 17:30, realiza-se um evento de Homenagem a Carlota Tinoco.

Castelo de Leiria
No dia 27, domingo, realiza-se, a partir das 10:30, uma visita guiada ao Castelo de Leiria, sob o tema “Escavar, Descobrir, Reconstruir...”

CDIL - Centro de Diálogo Intercultural de Leiria
Quinta-feira, dia 25, a partir das 18:30, a Igreja da Misericórdia recebe Acácio de Sousa para falar sobre O Roteiro da Judiaria. No dia 26, às 10:30, o CDIL é palco da Leitura encenada “Leiria Medieval”. No dia 27, pelas 18 horas, tem lugar a apresentação do Concerto “Caminhos para a Imortalidade”, por UDJAT – Ensemble Musical.

Igreja de São Pedro
Dia 24, quinta-feira, às 21 horas, e com organização do Orfeão de Leiria, tem início o Ciclo de Concertos com Ua Enselada Ibérica, por O Bando de Surunyo.

m|i|mo – museu da imagem em movimento
Dia 26, ao longo de todo o dia, será projetado o filme “Disparem à Vontade – Histórias da Nossa terra”, que se repete também no dia 27. Pelas 16 horas tem lugar a inauguração de uma exposição de José Bacelar. Às 17 horas de dia 27, o convite é para uma Performance de dança, pela Escola de Dança Clara Leão.

Moinho do Papel
Este espaço cultural do Município de Leiria comemora, nos dias 26 e 27 de setembro, o seu 11º aniversário, com diversas atividades.
Sob o tema: 500 anos Circum-Navegação de Fernão de Magalhães, tem início, às 10 horas de dia 26, uma Conversa com Luís Almeida Martins, autor do livro “Fernão de Magalhães – O Homem que se transformou em Planeta”, e via web com Luísa Ducla Soares, autora do livro “Fernão Magalhães – O Circum-navegador. O evento prolonga-se da parte da tarde, pelas 15 horas, com uma conversa com José Manuel Garcia, autor do livro “Fernão de Magalhães – Herói, Traidor ou Mito”.
No dia 27, pelas 11:30, está programada uma Visita Guiada, online, ao Moinho do Papel e, às 21 horas, o espetáculo de dança com Som Latino Eventos.

Museu de Leiria/CIALV
No dia 26, pelas 18:00, o Museu de Leiria recebe um concerto com Maria João Fura e, no dia 27, às 10:30, este espaço icónico de Leiria recebe uma Exposição Dançada sob o tema “Reimaginar uma floresta de objectos”, por Inesa Markava. Às 15 horas, é a vez de O Teatro de marionetas Valdevinos apresentar “O Menino do Lapedo: uma história da Pré-história”.
Para o CIALV, no dia 27, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00, está programada uma visita guiada ao sítio arqueológico: A fantástica história do Lagar Velho; fragmentos de um gigantesco puzzle.

O espaço público da cidade de Leiria vai também receber diversos eventos e, no dia 24, pelas 19 horas, no Centro Histórico de Leiria, é inaugurada a exposição “O m|i|mo na Rua Direita”. No dia 25, às 21 horas, o Largo 5 de Outubro (frente ao Banco das Artes Galeria) recebe o Concerto de Guitarra Portuguesa, por Luísa Amaro: “Mar Magalhães” 500 anos Circum-Navegação de Fernão de Magalhães.
Nos espaços museológicos do Município realizam-se, no dia 25, sexta-feira, pelas 10:00 e pelas 14:30, diversas atividades programadas para o público escolar.

Programa

Saiba mais sobre as Jornadas Europeias do Património em: https://bit.ly/35xEKLw 

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete