UrbSecurity lança propostas para melhorar Centro Histórico e Quinta do Alçada

28 Dezembro 2020

A abertura da Villa Portela ao público e a criação de um centro comunitário na Quinta do Alçada foram as propostas mais votadas pelos membros do URBACT Local Group (ULG), na segunda sessão lúdico-colaborativa no âmbito da rede UrbSecurity.

Para a zona do Centro Histórico, foram ainda apresentadas ideias quanto à iluminação com recurso à energia solar, ao desenvolvimento de uma campanha de sensibilização ao nível do marketing territorial, à criação de contratos tripartidos para aluguer de espaços e à elaboração de um plano de mobilidade.

As entidades convidadas para discussão sobre a Quinta do Alçada defenderam que a área deverá também de ser dotada de melhor sinalização e de medidas de controlo de velocidade, de uma ligação aos vários jardins da cidade (Jardim da Almuinha Grande e futuro parque verde) e de pequenos espaços públicos/verdes para utilização pela população local e redução dos níveis de vandalismo.

Estas propostas desenvolvidas pelas diversas entidades e personalidades que compõem o ULG surgiram na sequência da primeira sessão do grupo, na qual definiram as prioridades para as duas áreas de intervenção, estando previsto um terceiro encontro lúdico-colaborativo que servirá para testar as teorias agora apresentadas.

De recordar que, para a zona do Centro Histórico, as prioridades mais votadas foram a iluminação artificial, as acessibilidades e sistema de transportes e a conservação do imobiliário, tendo também sido discutidos a necessidade de zonas de lazer seguras, o risco de cheias e a vertente da sensibilização e civismo.

O reforço dos programas sociais, a criação de espaços verdes e de lazer, a sinalização e as acessibilidades e transportes foram as necessidades identificadas como as mais prementes na Quinta do Alçada e Sismaria.

O principal objetivo da rede UrbSecurity é estudar, criar e desenvolver novas abordagens e estratégias que visem soluções inovadoras ao nível do planeamento urbano que possam prevenir o crime, melhor a perceção de segurança urbana e alterar comportamentos, para, no fim, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos em meio citadino.

No âmbito do programa europeu URBACT, o UrbSecurity junta Leiria, parceiro líder, a outras oito cidades e regiões europeias: Longford (Irlanda), Madrid (Espanha), Mechelen (Bélgica), Michalovce (Eslováquia), Parma (Itália), Pella (Grécia), Associação de Municípios Szabolcs 05 (Hungria) ea região da Romagna Faentina (Itália).