Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Alertas/trânsito
  

UrbSecurity lança propostas para melhorar Centro Histórico e Quinta do Alçada

236 1 675 2500
28 Dezembro 2020

A abertura da Villa Portela ao público e a criação de um centro comunitário na Quinta do Alçada foram as propostas mais votadas pelos membros do URBACT Local Group (ULG), na segunda sessão lúdico-colaborativa no âmbito da rede UrbSecurity.

Para a zona do Centro Histórico, foram ainda apresentadas ideias quanto à iluminação com recurso à energia solar, ao desenvolvimento de uma campanha de sensibilização ao nível do marketing territorial, à criação de contratos tripartidos para aluguer de espaços e à elaboração de um plano de mobilidade.

As entidades convidadas para discussão sobre a Quinta do Alçada defenderam que a área deverá também de ser dotada de melhor sinalização e de medidas de controlo de velocidade, de uma ligação aos vários jardins da cidade (Jardim da Almuinha Grande e futuro parque verde) e de pequenos espaços públicos/verdes para utilização pela população local e redução dos níveis de vandalismo.

Estas propostas desenvolvidas pelas diversas entidades e personalidades que compõem o ULG surgiram na sequência da primeira sessão do grupo, na qual definiram as prioridades para as duas áreas de intervenção, estando previsto um terceiro encontro lúdico-colaborativo que servirá para testar as teorias agora apresentadas.

De recordar que, para a zona do Centro Histórico, as prioridades mais votadas foram a iluminação artificial, as acessibilidades e sistema de transportes e a conservação do imobiliário, tendo também sido discutidos a necessidade de zonas de lazer seguras, o risco de cheias e a vertente da sensibilização e civismo.

O reforço dos programas sociais, a criação de espaços verdes e de lazer, a sinalização e as acessibilidades e transportes foram as necessidades identificadas como as mais prementes na Quinta do Alçada e Sismaria.

O principal objetivo da rede UrbSecurity é estudar, criar e desenvolver novas abordagens e estratégias que visem soluções inovadoras ao nível do planeamento urbano que possam prevenir o crime, melhor a perceção de segurança urbana e alterar comportamentos, para, no fim, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos em meio citadino.

No âmbito do programa europeu URBACT, o UrbSecurity junta Leiria, parceiro líder, a outras oito cidades e regiões europeias: Longford (Irlanda), Madrid (Espanha), Mechelen (Bélgica), Michalovce (Eslováquia), Parma (Itália), Pella (Grécia), Associação de Municípios Szabolcs 05 (Hungria) ea região da Romagna Faentina (Itália).

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete