Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Links rápidos

Leiria associa-se à Semana Europeia da Mobilidade 2010

07 Setembro 2010
Leiria associa-se à Semana Europeia da Mobilidade 2010

"Mobilidade mais inteligente – Uma vida melhor!"

Entre os dias 16 e 22 de Setembro, Leiria adere à Semana Europeia da Mobilidade / Dia europeu sem carros, que nesta edição tem como tema genérico "Mobilidade mais inteligente – Uma vida melhor!"

Este tema dirige-se aos cidadãos no que se refere às suas escolhas diárias, sendo a semana europeia da mobilidade uma excelente oportunidade para todos reflectirmos sobre o futuro das cidades, bem como, reflectir na importância da adopção de medidas que possam devolver a rua às pessoas, através de mais zonas pedonais, mais áreas verdes e de menor tráfego motorizado.

Nos últimos anos Leiria tem posto em prática muitas medidas que visam obviar aos problemas nesta área, nomeadamente com a intervenção Polis, no âmbito da qual uma parte substancial da cidade foi renovada e requalificada, oferecendo novos espaços de fruição para os leirienses. Outras medidas implementadas pela Autarquia e cujo sucesso se tem vindo a revelar evidente, foram o Mobilis (transporte urbano com percurso sistemático circular), a reestruturação da rede de transportes urbanos, a criação do Centro de Interpretação Ambiental (CIA) e a BICLIS (bicicletas de utilização gratuita).

A Semana Europeia da Mobilidade/Dia Europeu Sem Carros assume-se como um desafio que pretende encorajar a adopção de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e, em particular, com a protecção da qualidade do ar, com a prevenção do efeito de estufa e com a redução do ruído, através da promoção de melhores condições que incentivem as pessoas, na sua generalidade, a utilizarem um transporte alternativo ao seu carro.

Esta iniciativa que proporciona aos cidadãos uma oportunidade de redescobrirem a sua cidade, os seus habitantes e o seu património, conduz à consciencialização pública da necessidade de se adoptarem formas de mobilidade que salvaguardem o ambiente, gerando informação e debate sobre a questão da mobilidade urbana, nomeadamente, congestionamento, poluição e segurança além da procura de soluções para os actuais problemas neste domínio.

Outro dos objectivos da iniciativa deste ano é dar uma oportunidade às autoridades locais para introduzirem e/ou testarem novos meios de transporte e novas medidas de gestão do tráfego urbano, num contexto favorável do ponto de vista da opinião pública.

Na prossecução de uma "Mobilidade mais inteligente – Uma vida melhor!", serão promovidas diversas medidas de carácter permanente, tais como a implementação da rede pública de carregamento de veículos eléctricos, no âmbito da Rede Piloto para a Mobilidade Eléctrica, da qual o Município de Leiria é membro fundador.

Terá também lugar a aquisição de veículos eléctricos para a frota do Município de Leiria, no âmbito do Plano de Acção da Rede Urbana do Conhecimento e Inovação do Pinhal Litoral, bem como a extensão da rede de transportes públicos colectivos de passageiros ao interior do Hospital Distrital de Leiria e do Campus 2 do Instituto Politécnico de Leiria.

A Autarquia irá ainda apostar na melhoria da comunicação com o utilizador dos transportes públicos colectivos de passageiros, com a introdução de avisadores de paragens no serviço mobilis.

Leiria 7 de Setembro de 2010

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
image title