Links rápidos

Apresentação da Semana Gastronómica de Leiria

13 Julho 2010

O Pátio das Laranjeiras da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, foi o palco escolhido, ontem, dia 12 de Julho, para a apresentação à Comunicação Social da Semana Gastronómica de Leiria, que contou ainda com a presença de David Catarino, Presidente do Turismo Leiria - Fátima, Gonçalo Lopes, Vereador da Cultura da Autarquia e representantes dos restaurantes aderentes.

A Semana Gastronómica, que tem como tema "Leiria, Qualidade e Diversidade", decorrerá de 16 a 25 de Julho, em alguns dos restaurantes do concelho de Leiria.

Na sua intervenção David Catarino explicou o principal objectivo deste evento gastronómico, que surgiu " a partir do Festival de Gastronomia, que tem lugar no início de Setembro, mas com a preocupação de levar a promoção gastronómica aos restaurantes". Aquele responsável destacou ainda a importância de "promover a qualidade e a afirmação turística, através da gastronomia".

Gonçalo Lopes, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Leiria, realçou o papel desta Semana Gastronómica na "promoção de um dos valores fundamentais da nossa região, que é a gastronomia, e que é um pólo de atracção".

O Autarca defendeu a necessidade de se "afirmar Leiria, como uma região de excelência a nível nacional, sendo os restaurantes a chave do sucesso". Gonçalo Lopes destacou ainda o papel da Escola Profissional de Leiria, na formação de profissionais nas áreas da cozinha e pastelaria e chamou à atenção para o facto de os "pratos gastronómicos reflectirem a defesa e preservação da cultura local e da nossa memória colectiva".

Aderiram a esta Semana Gastronómica os seguintes restaurantes: A Grelha (aberto todos os dias - tel.244 828 781); Cozinha Nova (encerra Sábado ao jantar e Domingo todo o dia – tel. 244 860 460); O Carloto (encerra ao Domingo - tel. 244 833 015); O Casarão (encerra à 2ª feira - tel. 244 871 080); O Vale Grande (encerra à 5ª feira - tel. 244 872 236); Pontuel (encerra Sábado ao almoço, Domingo ao jantar e 2ª feira todo o dia - tel. 244 821 517), Saloon (aberto todos os dias – tel. 244 613 438) e Varanda de Leiria (encerra ao Domingo - tel. 244 849 849).

Esta iniciativa insere-se na estratégia cultural e turística da RT Leiria - Fátima e da Autarquia, materializada na promoção das nossas riquezas, de que a oferta gastronómica é um importante vector, com a qualidade e diversidade dos seus pratos.

Leiria, 13 de Julho de 2010