Links rápidos

Leiria Alerta

20 Julho 2010

Jovens vigiam florestas do Concelho

À semelhança de anos anteriores, a Câmara Municipal de Leiria estabeleceu um protocolo com o Instituto Português da Juventude, para, no âmbito do programa "Voluntariado jovem para as florestas", participarem 28 jovens voluntários com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, envolvendo igualmente agrupamentos de escuteiros.

O programa "Voluntariado jovem para as florestas" tem como objectivos incentivar a participação no desafio que é a preservação da natureza, e da floresta em particular, reduzindo assim o flagelo dos incêndios, através de acções de prevenção. Tem como áreas de actividade e sensibilização das populações rurais para o risco de incêndio e a vigilância florestal.

Os locais estratégicos definidos para o Leiria Alerta para este ano são o Castelo de Leiria, a torre da igreja da Bajouca e um posto na freguesia de Carvide. Para a referenciação das ocorrências a registar, os postos estão equipados com cartas militares, binóculos, bússolas e comunicações.

Sempre que é detectado qualquer foco de incêndio ou coluna de fumo, os vigias cruzam informação entre os vários postos de forma a triangularem assertivamente a origem da coluna, para comunicação aos Bombeiros Municipais de Leiria.

Este projecto, no qual os jovens do Concelho participam em operações de vigilância em todas as freguesias para a detecção precoce de incêndios florestais, teve início dia 16 de Julho e terminará a 31 de Agosto.

Este é o quinto ano de funcionamento do Leiria Alerta, que tem tido até aqui resultados bastante satisfatórios.

Leiria, 20 de Julho de 2010