Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Links rápidos

Residência artística junta oleiros da Bajouca e artistas moçambicanas

Reinata 1 670 999
03 Maio 2019

Duas ceramistas moçambicanas vão participar numa residência artística com oleiros da Bajouca, uma iniciativa integrada na candidatura de Leiria à Rede de Cidades Criativas da Unesco.

Uma das participantes nesta residência artística é Reinata Sadimba, um dos nomes grandes das artes moçambicanas, que foi recebida esta sexta-feira na Câmara Municipal de Leiria juntamente com um grupo de oleiros e dirigentes associativos da Bajouca.

Na sessão, o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, destacou a importância desta iniciativa na aproximação de povos e culturas.

O autarca destacou ainda a importância desta residência para projetar o artesanato produzido na Bajouca, que não tem a visibilidade que a sua qualidade merece.

“Fazemos obras de grande qualidade, mas por vezes ficamos no anonimato”, disse, manifestando o desejo de contribuir para a divulgação desta arte.

Também presente na receção, Celeste Afonso, que coordena a candidatura de Leiria à Rede de Cidades Criativas Unesco na área da Música, afirmou que esta residência “é uma prova de que a criatividade não tem de assentar exclusivamente no futuro. Muitas vezes, a criatividade resulta de olhar para o que temos, para o que nos diferencia e fazer um pouco diferente”, explicou, realçando o facto de esta iniciativa contar com a participação de Reinata Sadimba, um grande nome de Moçambique ao nível da cerâmica artística, a que se vai juntar dentro de dias Merina Amade, outra artista moçambicana

O presidente da Junta de Freguesia da Bajouca, Pedro Pedrosa, confessou grande satisfação com este projeto, afirmando-se empenhado em trabalhar para projetar a olaria da Bajouca, uma das mais vincadas expressões do artesanato do concelho de Leiria.

Refira-se que esta iniciativa, que vai continuar até ao início de junho, conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, no apoio à mobilidade.
Neste período, as duas artistas trabalham em conjunto com os oleiros da Bajouca, trocando experiências e saberes sobre a arte de trabalhar o barro.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
image title