Topo Norte do Estádio Municipal (em curso - Torre Nascente)
A intervenção prevista para o Topo Norte do Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa está enquadrada na Área de Reabilitação Urbana do Arrabalde d'Aquém.
Tem como objetivos essenciais dar um uso compatível e potenciador de uma utilização do equipamento, contribuindo para a sua sustentabilidade e minimizar o impacto negativo do Estádio relativamente ao Castelo e da imagem que este apresenta visto desde a zona do mercado, através de intervenções paisagísticas e eventualmente construídas que alienam o grande contraste de escalas.
Esta é uma obra que irá marcar o futuro de Leiria, pois pretende-se que aqui seja instalados o Leiria Innovation Hub (Centro de Negócios), o Centro Associativo Municipal (para a prática de dança, de artes performativas e artes plásticas e para a música) e os serviços distritais e locais da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).
Em 2017, foi lançado um concurso para a elaboração do projeto de arquitetura e considerou-se que a proposta vencedora procura desmaterializar o alçado norte, recorrendo a uma fachada total em vidro, refletora da urbanidade/vegetação circundante e aproveitando a exposição dominante de norte e a luz difusa que melhor serve o uso dos serviços previstos para o edifício.
A partir daqui e em parceria com diversas entidades, entre as quais o Politécnico de Leiria e a NERLEI, ficou definida a distribuição das zonas por vários serviços:
- AT: torre nascente (área que será objeto de arrendamento)
- Centro Associativo Municipal: parte da torre poente
- Leiria Innovation Hub: corpo central e parte da torre poente
Com uma área total de construção de 26.573 m2, prevê-se que o investimento ascenda aos 12.995.262,92 euros, num projeto mobilizador alinhado com uma estratégia que visa colocar Leiria entre os municípios melhor posicionados na digitalização da economia.
Esta aposta tem como objetivo tornar Leiria numa cidade de negócios, empreendedorismo, inovação e cultrua, aberta a empreas e ao talento de todas as proveniências, sendo necessária uma envolvente favorável ao investimento.
A fachada interior será em caixilharia de vidro, controlada por telas exteriores de sombreamento que filtram e controlam a luz de sul, garantindo a opacidade total desta fachada, sempre que necessário, pela existência de um controlo elétrico central que permite o encerramento da totalidade dos estores exteriores e a consequente falta de visibilidade para o interior do Estádio.
Os trabalhos na torre nascente começaram a 5 de fevereiro de 2024.
Com um investimento de 3.467.402,02 euros, esta obra tem um prazo de execução previsto de 540 dias, para posterior cedência por arrendamento para funcionamentos dos serviços locais e distritais da AT.
Imagens 3D
-
Cobertura [1]
-
Cobertura [2]
-
Cobertura [3]
-
Cobertura [4]
-
Exterior [1]
-
Exterior [2]
-
Interior [1]
-
Interior [2]
-
Interior [3]
-
Interior [4]
-
Interior [5]
-
Interior [6]
Notícias relacionadas
🧾 Requalificação do Topo Norte arranca no dia 5 | 29 de janeiro de 2024
🧾 Município adjudica requalificação do Topo Norte para serviços de finanças | 22 de março de 2023
🧾 Município e Autoridade Tributária acordam arrendamento da torre nascente do Estádio | 6 de setembro de 2022
🧾 Estudo prévio do projeto para Torre Nascente do Topo Norte do Estádio Municipal apresentado em reunião de Câmara | 17 de março de 2021
🧾 Câmara aprova Projeto de Execução para Centro de Negócios de Leiria e Centro Associativo Municipal no Topo Norte do Estádio | 10 de dezembro de 2020
🧾 Topo Norte do Estádio transformado em centro de atração de investimento na área tecnológica | 21 de abril de 2020
🧾 Município lança concurso para projeto de arquitetura para o Topo Norte do Estádio de Leiria | 30 de maio de 2018
🧾 Reunião no Topo Norte do estádio para “pensar” futuro Centro de Negócios | 27 de fevereiro de 2018
🧾 Município aprova alienação de torre do Topo Norte do Estádio para acolher Serviços de Finanças | 21 de junho de 2017